sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Histórico das Jornadas

A Jornada de Estudos Coloniais nasceu no ano de 2008 e foi idealizada pelo então graduando Raimundo Moreira das Neves Neto e teve por mote o quarto centenário de nascimento do Pe. Antonio Vieira, bem como a segunda jornada, em 2009, que continuou com a temática jesuítica. Em sua primeira versão, o evento contou com palestrantes da própria instituição e apresentações de trabalhos por alunos tanto da Graduação quanto do Mestrado em História Social da Amazônia.

Em sua segunda edição a Jornada se expandiu, mantendo os conferencistas da UFPA, mas tendo como participantes externos pesquisadores como o Dr. Antonio Freire da Universidade de Aveiro, em Portugal; o pesquisador jesuíta Dr. Pe. Ilário Govoni; a Prof.ª Cândida Barros, do Museu Paraense Emílio Goeldi e o Profº Joel Santos, da SEDUC. Ambas as edições contaram com a participação dos alunos da graduação e pós-graduação, no tocante à organização. Todas as instituições que mantêm cursos de História, bem como seus alunos, foram convidados.

O crescente interesse na ampliação do debate sobre história colonial só veio a ser confirmado pela candidatura da Universidade Federal do Pará para sediar o IV Encontro Internacional de História Colonial (EIHC), em 2012, candidatura que logrou êxito. Vários discentes tanto da graduação quanto do mestrado em História da UFPA, que são organizadores das Jornadas de Estudos Coloniais, apoiaram tal candidatura, comprometendo-se com os professores da dita instituição que defenderam a proposta, a auxiliarem na organização do encontro. Eis aí mais um motivo para dar andamento a Jornada, esta que em suas próximas duas edições servirá de ensaio para o IV EIHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário